top of page
  • Foto do escritorLeonardo Siqueira

CHEGA DE RACISMO



Oi pessoinhas tudo bem? Hoje eu vou abordar um tema que muitos acham ultrapassado ou que não existe na nossa sociedade atual, mas (infelizmente) ele está muito presente no nosso dia a dia : o racismo.



O racismo consiste no preconceito sofrido por um indivíduo que tenha uma raça diferente da pessoa que o ofende, no caso o racista, por achar que essa mesma raça é inferior a sua e também por outras questões que envolve caráter, cultura e inteligência. Por exemplo: o racismo acontece quando uma pessoa branca se acha superior a uma pessoa negra, simplesmente pela cor da pele, ou por achar que brancos são mais inteligentes que negros. (gente vamos parar né) O racismo se esconde em diversos atos e fatos cotidianos, que muitas vezes são transmitidos de pai para filho onde a pessoa nem se dá conta que é racista.


Não custa nada refletir sobre nossos atos cotidianos, não deixamos de ser racista de uma hora para outra e sim mudando nossas atitudes e nosso jeito de pensar 😉


     O racismo está muito presente em vários países do mundo, por exemplo o Brasil (ano de 2015): 

  1. 7 de cada 10 jovens que morrem são negros,

  2. No ano de 2015 das 56 mil pessoas que morreram 67,9%  eram negras,

  3. Em média 5 jovens negros foram mortos a cada duas horas.


 Com esses dados fica difícil defender a ideia de que o racismo não existe, e diante dos mesmos fica ainda mais explicito de que o racismo não é só uma piada de mau gosto ou uma brincadeira fora de hora (isso é apenas um disfarce para o racismo se propagar). Os dados além de assustadores mostram como o racismo é uma coisa séria, pois, racismo ofende, machuca, prejudica e mata. Racismo é crime, então denunciem não pode-se deixar que esses dados aumentem, CHEGA DE RACISMO.



     Chega desta ideia ultrapassada de que a cor da pele define personalidade, status, cultura, hábitos, sexualidade



Como acabar com a racismo?


Não se calando diante uma situação racismo, não achando que é certo essa atitude por que todo mundo faz ou porque tal atitude sempre foi assim, colocando-se no lugar de quem sofre com o racismo (eu juro que não arranca pedaço). Refletindo sobre a atual divisão da sociedade: Quantos negros tem na sua sala de aula? Quantos professores negros você tem? Quantos negros ocupam papeis importantes no governo? A piada com o negro seria tão engraçada se fosse com o branco? A mulher negra tem o mesmo papel na sociedade que uma mulher branca? E pra quem pensa que essa comparação não deve ser feita, a maioria da população brasileira é NEGRA! e etc… (até quando heim meu brazel?)





 “Se só eu mudar, o mundo não vai mudar” mude por você! Sabe aquele frase, “seja a mudança que você quer ver no mundo” ??? então, que tal seguir?  Bom pessoal é isso,espero que tenham gostado, bjss!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page