top of page
  • Foto do escritorLeonardo Siqueira

VAMOS FALAR SOBRE FEMINISMO ?




Fonte Hey pessoinhas tudo bem? O meu nome (é Valesca e meu apelido é…) é Mariana e eu sou a mais nova participante do blog ❤!


Vamos falar sobre feminismo? Feminismo pode ser tratado como um tema polêmico e famoso que muitas vezes é ofuscado, mal interpretado e detestado por diversas pessoas. Sem muitas delongas feminismo nada mais é que um movimento social, filosófico e político que traz a ideologia de igualdade entre os gêneros. 



Obviamente que essa colinha “CTRL C – CTRL V” não te ajuda a entender nada, então nada melhor que perguntas para evidenciar essa ideologia.

PORQUE O FEMINISMO MUITAS VEZES É OFUSCADO, MAL INTERPRETADO E DETESTADO?


     Pois bem a resposta dessa pergunta é muito simples partindo do ponto de vista que vive-se em uma sociedade praticamente machista (que não seja novidade para ninguém), a mulher que exerce sua militância é ofuscada por essa corrente de pensamentos opressivos, pois a mesma sofre ação do meio onde ela vive. Exemplinho básico: quantas vezes não escuta-se que ‘isso’ ou ‘aquilo’ não é coisa de mulher, ou que ‘tal lugar’ não é um lugar ideal ou frequentado por mulheres. Apenas lembrando que: O LUGAR DA MULHER É ONDE ELA QUISER. Por incrível que pareça muitas pessoas só enxergam a luta feminista com o exemplo clássico que a mídia opressora expõe como ‘mulheres que mostram os seios nas ruas’ uma perguntinha: Você sabe o porque disso? Ou você simplesmente acha que mostrar os seios na rua é legal, vulgar e sem ética? (VAMOS LER MAIS NÉ AMORES?) E NÃO, SER FEMINISTA NÃO É SÓ MOSTRAR OS SEIOS! Tem todo um embasamento para tais atos.


FEMINISMO MOVIMENTO SOCIAL? FILOSÓFICO? POLÍTICO?

 SIIIM feminismo é um movimento social, pois interfere diretamente no papel da mulher na sociedade. ALÔ ALÔ BRASIL existe um site que mapeia organizações, movimentos, grupos e projetos que tem foco não somente no feminismo e sim nas grandes variáveis desta ideologia (violência, direitos das mulheres, luta contra o racismo, arte, aborto e etc.). O site se chama MAMU, Mapa de Coletivos de Mulheres (AQUI) lá você encontrara várias informações e grupos feministas pertinho de você. Somente na região sudeste são mais 105 grupos!  



 E o que a filosofia tem haver com o feminismo? T-U-D-O. A filosofa reflete e interfere no cotidiano com perguntas sobre o mesmo, como por exemplo: Porque uma mulher deve se comportar de modo ‘x’ ou ‘y ‘? Porque a mulher é a dona de casa ? Porque a mulher é mãe desde os primeiros dias da gravidez e os pais só são pais quando a criança nasce ? (Em alguns casos é claro!) Porque existe feminicídio ? Porque a mulher é tão julgada? Porque ainda em pleno século XXI as mulheres são as maiores vítimas de violência sexual ? E porque seu empoderamento incomoda tanto ? São questões como essa que abrem o pensamento não somente ao feminismo, mas sim ao novo e observa-se que uma ideologia pode trazer grandes influências para uma sociedade mais justa e melhor.



Fonte .

     E por fim, mas não menos importante o feminismo é sim um movimento político pois várias leis passaram por mudanças através de protestações contra o governo (em prol dos direitos iguais). Leva-se em conta também a luta de feministas para a participação dos cargos públicos que é composto apenas de 9% de mulheres na Câmara dos Deputados e 12% no Senado Federal. (QUE VERGONHA ‘heim’ BRASEL). 


   Enfim por hoje é só pessoal, espero de verdade que tenham gostado do post, como o assunto é muito extenso e atinge diversas variáveis resolvi enxugar o máximo do meu conhecimento para melhor interpreta-ló a vocês!!! Bjoss…


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page